segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMO VER A UMBANDA?

Com que olhos devemos olhar a Umbanda?! Como uma família de irmãos, respondemos!

Acontece que, pela ignorância da sociedade, frequentemente nos meios de comunicação o Espiritismo é confundido com a Umbanda. E pior, não com a Umbanda genuína, mas com o popularismo

umbandista, que é o sincretismo e mediunismo praticado em sua pior forma.

Como dissemos no princípio desse trabalho, somos uma comunidade com características sócioculturais muito diversificadas.

Temos visto comentários e escritos confusos a respeito da Umbanda. Em geral,colocam Candomblé, Quimbanda, Cangerê, Catimbó e outras variantes históricas, que constituem a maior parte da práticas de terreiros, num mesmo patamar.

Muitos acreditam que estes amontoados de velas, garrafas de aguardente, charutos e outras bugigangas que frequentemente se encontram nas praias, encruzilhadas e ruas das cidades é Umbanda. Enganamse!

Os despachos e o vasto comércio de interesses que se observa com nome de Umbanda, nada têm a ver com ela.

Por não possuir um corpo doutrinário codificado, de acesso aos adeptos, a Umbanda mistura-se aos cultos que lhe deram origem, tomando uma feição que em verdade não tem.

Nas nossas sessões práticas de Espiritismo buscamos entrar em contado com os Espíritos que militam nesse campo de ação para sondar-lhes os pensamentos. Ligadas a esse trabalho, conhecemos todo tipo de entidades. Das mais grosseiras criaturas até o contato com Espíritos que nos pareceram bem elevados.

Dos mais imperfeitos, colhemos experiências mais ou menos parecidas com aquelas que viriam de homens grosseiros, maldosos. Dos Espíritos medianos, tiramos informações também parecidas com aquelas que nos passariam um homem comum: hábitos terrenos, costumes, apego à vida material e ritos. Dos superiores, embora se apresentassem em algumas ocasiões como índios ou como negros,tivemos a mais salutar impressão. Pensamentos elevados, nenhum apego a rituais primitivos e capacidade de solucionar e orientar a maioria dos problemas de ordem humana.

Interrogamos os Espíritos que nos pareceram mais desmaterializados a respeito de muitos aspectos da prática umbandista e suas respostas foram sempre lógicas, não nos deixando dúvidas acerca das questões formuladas.

Entre os Espíritos inferiores que militam em terreiros, achamos contradições e embustes de toda ordem. Tivemos contato com entidades habitantes do baixo mundo astral, com feições distorcidas ou animalescas. A presença dessas criaturas sempre foi controlada por Espíritos bondosos, que usando de auxiliares, mantinham-nos comportados e em atitude de colaboração.

Entre os superiores, achamos alguns Espíritos também um pouco estranhos. Não quanto ao pensamento, mas pela autoridade que pareciam possuir e ainda o pelo conhecimento que demonstraram ter quanto à estrutura do mundo invisível. Colhemos deles a mais agradável impressão.

Nunca foram contrários às nossas práticas e sempre quando se dirigiam ao nome do codificador, Allan Kardec, o faziam com especial reverência.

Interrogados a respeito de processos de baixa magia, em nenhuma ocasião nos disseram ser necessário procedermos utilizando de rituais para realizar o "desconjuro". Explicaram que rituais podem ser usados para desmanchar certos arranjos hipnóticos feitos por Espíritos inferiores que se dedicam a isso, mas que um grupo espírita bem preparado moralmente, instruído intelectualmente e assistido por

Espíritos bons, de nada material necessita. Só o processo de desobsessão segundo o modelo ensinado

por Allan Kardec, respeitando certas limitações de entidades em fase primária.

Para nós, em nada contrariaram a Codificação. Existe muito folclore em torno da Umbanda, muita história, muitas práticas desnecessárias e escolhos de toda espécie. Alguns disseram que ela seria a única religião verdadeira (todos dizem que a sua o é ); outros, que ela é a seara de altos mestres da Espiritualidade.

Não achamos nada disso! Na Umbanda, como no Espiritismo, existem pessoas e Espíritos que sabem o que estão fazendo e outros que não tem a menor idéia da gravidade das manifestações. Há seres honestos e desonestos, humildes e orgulhosos; verdades e mentiras, faltas e excessos. É um campo de ação espiritual como outros tantos. Ali, como em qualquer outro lugar, pode-se obrar tanto o bem como o mal.

Fora da linha do seu pensamento, tudo o que se auto-denomina Umbanda carece de melhoramento, e não é pouco! Os umbandistas verdadeiros devem trabalhar para o progresso de seu culto, por uma

Umbanda cristã, evangelizada, sem sacrifícios, sem rituais excessivos, sem exus! Assim poderá atender aos objetivos para os quais nasceu que é fazer com que os trabalhos espirituais primitivos possam progredir no mundo das idéias, afastando-se da faixa de atraso e ignorância cada vez mais, através dos ensinamentos da moral cristã.

Por último, lembrar que todos estamos em níveis evolutivos diferentes, estando portanto em diferentes estágios de entendimento. Compreender isso é fundamental para que possamos exercitar o respeito aos nossos irmãos, quaisquer que sejam suas crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário