quarta-feira, 18 de agosto de 2010

You've applied the pressure
To have me crystallized
And you've got the faith
That I could bring paradise

I'll forgive and forget
Before I'm paralyzed
Do I have to keep up the pace
To keep you satisfied

Things have gotten closer to the sun
And I've done things in small doses
So don't think that I'm pushing you away
When you're the one that I've kept closest

ahh ahh ahh

You don't move slow
Taking steps in my directions
The sound resounds, echo
Does it lesson your affection
No

You say I'm foolish
For pushing this aside
But burn down our home
I won't leave alive

Glaciers have melted to the sea
I wish the tide would take me over
I've been down on my knees
And you just keep on getting closer

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A arte imita a vida...

Acabo de ler o primeiro capitulo do livro CASÓRIO da Marian Keys e tenho duas reações para registrar:
1- Amor: aquele amor empatico, afinal, eu entendo totalmente a Lucy...
2- Medo: porque ou a Marian Keys já ouviu falar de mim, ou existem muitas mulheres como eu. Qualquer uma das duas hipoteses assustam porque implicam em insanidade micro ou macro...
 
Volto pra contar mais...

INTROSPECÇÃO E AUTOCONHECIMENTO..

So pretty so smart
Such a waste of a young heart!
What a pity  what a sham
What's the matter with you, man?

*por Rosemeire Zago*

Durante nossa vida nos incutiram idéias, moralismo, valores, criando crenças que permitimos direcionar nossa vida, e só conseguimos mudar quando atualizamos essas crenças e conseguimos distinguir o que é nosso do que é do outro. Algumas pessoas acreditam que não podem – ou não querem – mudar.
Mas esse padrão de pensamento nada mais é que do que fruto de mais uma crença. Para quem não quer mudar, porque do jeito que tudo está o faz feliz, continue assim; mas para quem deseja muito mudar, seja em qualquer área ou situação de sua vida, é preciso estar aberto a correr riscos, a ser flexível.

Você já percebeu que as pessoas rígidas são as que mais sofrem com seu modo de ser? A rigidez mental é uma das formas mais corriqueiras de atrair sofrimento. Pessoas que estão presas a hábitos e padrões de pensamentos rígidos como, "Só eu sei como as coisas são ou devem ser feitas", devem se perguntar: "Será que sei mesmo?"
Quem é rígido não evolui e quem não evolui fica paralisado, parado, acomodado, e para nos transformarmos em pessoas melhores, temos de começar a mudar por dentro.

Acreditar que não podemos mudar é ignorar a capacidade que todos nós temos de crescer. Será que lá no fundo você não acredita nem um pouquinho em sua capacidade? Sempre é possível mudar a maneira de pensar, destruindo antigas convicções até o momento inflexíveis e tornado-se uma pessoa aberta a novos pensamentos, crenças, valores, comportamentos, enfim, realizando pequenas mudanças diárias e aproximando-se cada vez mais de quem você é em sua essência.
Ou seja, ser simplesmente você mesmo, sem máscaras, manipulações, projeções. Livre de tudo que aprisiona e faz sofrer! Utopia? Não, realidade!

Pare neste momento com seu papel de vitima, pensando ou dizendo que não consegue. Você pode conseguir tudo o que quiser, mas é preciso estar atento às fantasias, expectativas, ilusões, pois isso sim nos causa frustração.
Quando negamos a realidade ou ficamos esperando que as pessoas e situações sejam como esperamos, só conseguimos obter sofrimento.

Comece sentindo-se responsável por tudo que acontece ao seu redor. Se não está se sentindo bem, feliz, identifique tudo que colabora para sua tristeza e sofrimento. E decida neste momento mudar seu padrão de pensamento, transforme tudo que é negativo dentro de você em positivo, transforme sua tristeza em alegria.
Você pode pensar; "mas não depende só de mim", ou "mas ele me fez isso", seja qual for o "mas", transforme e mude o que depende exclusivamente de você.

Para que você se sinta feliz, é preciso mesmo que alguém faça aquilo que esperava? Por que não alimentar-se com seus próprios recursos? Por que esperar que a solução venha de fora?
Por que culpar os pais, o mundo, seja quem for, por seu sofrimento? Culpar os outros, buscando sempre um bode expiatório para tudo que acontece na vida, principalmente as coisas ruins, na verdade, é fugir da responsabilidade de sua própria vida e conseqüente melhora.

_Sombra_

Nossos piores inimigos estão dentro de nós, e não fora. Por isso é importante nos reconciliarmos com nosso íntimo, o lado escuro, nossa sombra, o que só se torna possível à medida que a conhecemos e não a ocultamos mais de nós mesmos. A concepção de sombra para Jung: modelo ou representação de tudo aquilo que não admitimos ser e que nos esforçamos por ocultar e/ou valores inconscientes e qualidades em potencial esquecidas nas profundezas de nossa intimidade que precisamos despertar dentro de nós. Não, não devemos ter medo de olhar para dentro de nós mesmos.
A sombra pode parecer a princípio uma parte horrível da qual queremos distância, no entanto ao confrontarmos com seus conteúdos, levando luz a esse lado escuro, veremos que se trata apenas de parte de nós mesmos, carentes de conhecimento e de amor. Negar o lado escuro de nós mesmos é subestimar o poder de nossa própria capacidade. Só ao admitirmos nossa face desconhecida, podemos nos redimir ou transformar até onde conseguimos ver.

Quando aos poucos vamos tomando contato com os aspectos de nossa sombra, nos tornamos cada vez mais conscientes de nossos impulsos, emoções, sentimentos e atributos que ignorávamos ou negávamos em nós mesmos.

A consciência lúcida acerca da sombra nos liberta do papel de vítima a que muitos estão acostumados a viver, não tendo mais a necessidade de buscar algo ou alguém para atacar ou acusar pelos infortúnios de própria vida. Só assim atingiremos a paz e tranqüilidade que tantos de nós buscamos.
Mas para saber quem realmente somos, precisamos mergulhar nas profundezas do ser e buscar a sabedoria existente em nosso mundo interior. É como um convite para uma viagem, mas para dentro de si mesmo.

Para essa viagem não é preciso nada além dos recursos que você possui: silêncio, reflexão, introspecção. O autoconhecimento nos estimula a manter contato profundo e significativo com nossa força interior, aprendendo a ouvir nosso mundo silencioso, até então, abafado pelo barulho externo.
Sidarma Gautama ensinava:
"De que servem cabelo e manto impecáveis, ó tolo! Tudo dentro de ti está confuso e, no entanto, você penteia a superfície!"

Para evitar que nossa alma grite por intermédio de sintomas e doenças, podemos nos antecipar e ouvi-la praticando a meditação. Precisamos adquirir o hábito de dedicar algum tempo ao silêncio da meditação, sentindo o mundo interior e não apenas a superfície das coisas e pessoas, a que estamos tão habituados. Por que não escutar um pouco sua voz interior, tão sábia?

_Intuição_

Ouvir a própria intuição pode significar conseguir a resposta para vários de seus problemas. Afinal, todo problema contém em si mesmo a semente da solução. Mas parece muito mais sedutor esperar que a resposta venha de fora, pronta, como quando temos preguiça em fazer uma comida caseira, saudável, e compramos algo congelado, sendo suficiente que contenha apenas as instruções na embalagem.

Mas a vida não vem com bula como nos remédios nem com manual de instruções, precisamos sim arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Pode ser que nos sujemos um pouco, mas com certeza, o resultado é muito mais compensador!

Como fazer? Dedique alguns minutos de seu dia para ficar em silêncio consigo mesmo, ouvindo seus sentimentos e pensamentos. Comece apenas observando sua respiração, aos poucos perceberá que seu ritmo se modifica por si só, seus pensamentos começam a ficar mais nítidos, tudo dentro de você começa a ficar em harmonia, seus órgãos internos, sentimentos, e você poderá começar a identificar aquilo que está te fazendo sofrer e mudar o que deseja ser mudado.
Simples assim!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alice, desce do lustre!

"O senhor poderia me dizer qual caminho devo tomar para sair daqui? Para onde você quer ir?, respondeu o Gato. Não me importo muito para onde..., retrucou Alice. Então não importa o caminho que você escolha... "Mas eu não quero ficar entre gente maluca, Alice retrucou. Oh, você não tem saída, disse o Gato, Eu sou louco. Você é louca. Como você sabe que eu sou louca?, perguntou Alice. Você deve ser,ou então não teria vindo para cá." Entendeu ou quer que eu desenhe? Miau...


Acto falhado

 O lapso freudiano ou parapráxis, ou ainda a expressão latina lapsus linguae, é um erro na fala, na memória ou numa acção física que seria supostamente causada pelo inconsciente.

Os actos falhos não são limitados ao discurso oral ou a desejos sexuais reprimidos, podendo afectar até mesmo à cognição, que se vê prejudicada por fixações do inconsciente.

Sigmund Freud descreveu o fenômeno denominando-o em língua alemã Fehlleistung (em português a tradução é acto falhado  ou ato falho; em inglês usa-se a expressão Freudian slip) em seu livro de 1901 chamado Sobre a psicopatologia do cotidiano.

Inconscientemente, isto é, através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado. Isto explica o fato de que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente. Os atos falhos são diferentes do erro comum.

Freud evidenciou que o ato falho era como sintoma, constituição de compromisso entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido.

Ato falho abrange também erros de leitura, audição, distração de palavras. São circunstâncias acidentais que não tem valor e não possuem conseqüência prática.

Os atos falhos são compreendidos por muitas pessoas como falta de atenção, cansaço, eventualidade, porém pode ser interpretado como uma manifestação reprimida

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

10 mandamentos da felicidade

1- Aprenda com cada experiência e utilize a tudo para seguir em frente, sem perder tempo ou lamentar o que já passou. Recomece quantas vezes forem necessárias até encontrar o seu caminho.


2- Em vez de se preocupar, se ocupe. Faça o que precisa ser feito e siga em frente, um passo de cada vez. 
 

3- Você não tem o poder de controlar os eventos externos, nem as ações dos outros. Mas pode escolher a sua atitude diante do que lhe acontece.


4- Aceite as dificuldades naturalmente, sem vestir a fantasia da vítima.  Se deixar os julgamentos de lado, perceberá que todas as circunstâncias trazem a semente de uma nova oportunidade.


5- Você não precisa da aceitação nem da aprovação de ninguém, a não ser a sua própria. Se o seu grupo não apoia seus ideais, mude de grupo.


6- Seja seu melhor amigo. O que você diria a alguém a quem amasse se essa pessoa estivesse passando pela situação que você está vivendo agora?


7- Cuidado com os pensamentos que você alimenta. Aquilo em que você se concentra tende a aumentar na sua vida. Se surgir um pensamento negativo, não se culpe nem brigue com ele. Apenas substitua-o por outro, positivo.

 

8-
Busque informações. O conhecimento das diferentes opções que se tem para lidar com algo aumenta o número de escolhas disponiveis para obter um resultado positivo.
 

9- Não leve as coisas para o lado pessoal e evitará as reações emocionais. As pessoas fazem o que fazem por questões que dizem respeito a elas, não a você.


10- Descubra seu propósito de vida e viva  de acordo com com ele. Quando você faz isso, a vida flui e os maiores desafios tornam-se um jogo cheio de motivação.
 
Jael Coaracy